Março de 2006 - Janeiro de 2009

21
Nov 08

Não é tão bonito quando basta dizer o nome de uma pessoa para provocar uma reacção? É que nem é preciso acrescentar mais nada. Chegamos, enchemos o peito e dizemos estas três palavras mágicas. À mesa de um café, matamos a conversa e pomos estranhos a olharem-nos de lado. Em palco teríamos o público na mão. Com um olhar tenebroso, carregado de receio por aquilo que poderia vir a seguir. Uns com os punhos cerrados de raiva e outros mordendo os lábios devido ao incómodo da situação.

Indiferença é a última palavra que pode estar associada à líder do Partido Social Democrata. O que é curioso tendo em conta tratar-se de uma pessoa bastante discreta. Não se apresenta nunca como o centro das atenções. Não se veste de forma exuberante, nem fala alto. Nem sequer de uma forma característica (o que é sempre o sonho de qualquer comediante), nem com qualquer espécie de tique que a destaque. Tem uma aparência frágil, de alguém que quase parece ter dificuldade em locomover-se. No entanto, ninguém se atreve a colocar-se à sua frente.

Seja qual for a opinião que possam ter dela, isso nunca se traduz num sorriso nos lábios. Mas especificamente. Se alguém gostar dela, refere-se à sua pessoa como uma figura de competência e rigor inquestionáveis. Dotada de forte um carácter e de uma verticalidade impares. Mas diz isto sempre com um ar sério. Não é a mesma coisa que dizer que o José Mourinho é o melhor treinador do mundo ou que o António Lobo Antunes é um grande escritor. Aí elogiamos também, mas com um sorriso nos lábios, de admiração e satisfação por aquelas pessoas serem quem são. Quem admira Manuela Ferreira Leite retrata-a como um mal necessário. Alguém que não fará o céu azul, mas que espantará as nuvens negras só com o seu olhar.

Para quem não gosta dela tudo é bem mais òbvio. Se nós somos aquilo que comemos, para os seus antipatizantes, a líder social-democrata cresceu à base de uma dieta de 605 forte e nazis de coentrada. O que me parece bastante infundado pois ela é bem magrinha. Ou então, para irritar ainda mais quem não gosta dela, é daquelas pessoas que pode comer o que quiser que nunca engorda. Seja como for a imagem que fica é a do mais fodido dos 4º cavaleiros do Apocalipse. Alguém que faria Salazar encolher-se e que consideraria a PIDE/DGS como uma cambada de liberais. Um vulto que ao passar as flores apodreçam. A figura por onde todos os contos infantis, que tenham pelo menos uma bruxa má, se tenham inspirado. A filha ilegítima do diabo e mais uma variedade de coisas que agora não me ocorrem porque só escrevi as mais óbvias.

As suas recentes declarações têm vindo a cada vez mais a provocar esta divergência. Quer seja a suspensão da democracia, a regulamentação da comunicação social, a questão do desemprego ucraniano e cabo-verdiano ou as opções que toma em relação aos seus “permanentes” cortes de cabelo.

Independentemente da opinião que se tenha de Manuela Ferreira Leite o importante é que se tem sempre uma opinião. E ao menos isso é de respeitar. A nossa importância na vida só se reflecte pelo impacto que temos nos outros. Se bem, se mal, isso compete a cada um decidir. Mas como tudo na vida, a pior coisa é ser-se indiferente. Não provocar reacção nas pessoas que nos rodeiam é viver sem sentido.

publicado por Velho Jarreta às 15:50

comentário:
Pois é, esta senhora, aquela cujo nome não deverá ser pronunciado, desperta qualquer coisa em mim... ainda não percebi se repulsa ou uma possessão demoníaca. Não que algo possa fazer, ou dizer... não me atrevo!
Rumores correm que o próprio Chuck Norris chegou a ser chamuscado por bolas de fogo que a #$&/$!@ deitou do cu!... imagino o que me faria a mim!
Mas a verdade está lá, tão crua como a forma com que a descreves.
Esta senhora (ou "coisa") não deixa ninguém indiferente, desde o político mais duro à criancinha indefesa perante o Magalhães, passando pelo Chuck Norris, o Rambo, Karol Wojtyła, o Predador e a ciganada das fontanelas...
Suricata a 21 de Novembro de 2008 às 16:53

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

16
17
19
20
22

23
25
26
29

30


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO