Março de 2006 - Janeiro de 2009

28
Fev 07

A 27 de Abril de 1928 é entregue a Salazar a pasta das finanças. Ao apresentar o seu discurso de posse proferiu uma pequena frase que iria marcar décadas da vida portuguesa. Pouco dado a retóricas disse, de forma bastante directa, a expressão que dá titulo a este texto. Ao longo dos seguintes 40 anos provou-o, nunca mostrou duvidas ou indecisões e raramente voltou com a palavra atrás. Para o bem e para o mal levou as suas ideias até ao fim, e se não fosse um mau trabalho de carpintaria aposto que ainda estaria hoje a dizer, e a fazer, a mesma coisa.

Não vos venho falar de historia, de politica, nem quero que gastem 60 dos vossos preciosos cêntimos a mandar uma mensagem para aquela inutilidade de programa que classifica portugueses. Basicamente é como o top+ mas com a Maria Elisa no lugar da Isabel Figueira, logo bastante pior. Bastante mesmo.

Nota: se alguém se vai dar ao trabalho de fazer um comentário, que refira que já não é esta a apresentadora mas sim aquela modelo boazona que fez a tal novela da TVI e que anda com o não sei quantos, mais vale estar quieto. Eu já não vejo esse programa à montes de tempo, mas aposto que se já não é a Isabel Figueira há-de ser outra qualquer que meta a ex-deputada do PSD, que sofria de cansaço crónico e agora já não sofre porque já ganha dez vezes mais do que aquilo que ganhava sentada na Assembleia, a um canto. Fica o reparo e adiante.

O que verdadeiramente importa é o sentimento que está dentro de alguém quando expressa tal convicção. Sempre achei que não passava de pura arrogância ou de uma forma de esconder inseguranças. E estava certo, na maioria dos casos é disso mesmo que se trata. Pode ser também uma obstinação, uma teimosia, uma birra ou puro exibicionismo. Mas já pensaram se não for só isso?

Compreendi finalmente um dos seus significados mais profundos, e é mais complexo do que alguma vez tinha sonhado. É o fim de algo e o principio de muito mais. Não é dirigido a um publico, a uma multidão e muito menos a uma nação, é dirigido sim ao próprio . E quando utilizada, esta expressão, com uma honestidade profunda consigo mesmo, é uma injecção de realidade e de adrenalina. Poucas vezes na vida iremos sentir semelhante sensação, pois é um momento único, e esse é bom que seja aproveitado. Bem ou mal depende só do querer de cada um.

publicado por Velho Jarreta às 19:59

3 comentários:
É uma frase forte, que quando acompanhada com a convicção suficiente permite que atinjas e consigas o que não pensavas possível, mas parte de convicções pessoais. Um "líder do povo" não pode tomar decisões baseadas com uma ideia pessoal, ou embirração, visto que a decisão afecta muita gente.
Não acho que seja uma maneira de esconder insegurança, mas sim uma tomada de posição que permite que te dediques mais ao que achas importante e na maioria das vezes consegues...
Por acaso até és uma das pessoas que sabe o que quer e para onde vais, demoras é o teu tempo...E não é por falta de capacidade, será falta de motivação ou outra coisa...
Piri a 1 de Março de 2007 às 14:35

Esqueci-me de comentar a Isabel Figueira e como Macho que sou acho importante referir que é boa e que deveria aparecer mais vezes na televisão e lá em casa para falarmos um pouco...
Piri a 1 de Março de 2007 às 14:37

O que tu queres, sei eu!:))))
stéphanie a 6 de Março de 2007 às 23:13

Fevereiro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO