Março de 2006 - Janeiro de 2009

23
Jan 08
Nos últimos tempos uma sigla tornou-se sinónimo de repressão, impunidade e legislações feitas por atrasados mentais. Não, não estou a falar BCP mas sim da ASAE . Esta entidade é provavelmente a primeira organização estatal que demonstra estar activa, fornecida de todos os meios, na máxima eficiência e a atingir todos os objectivos desejados. O que basicamente consiste numa cambada de grunhos andarem de porta em porta, para verem se tudo está como lhes apetece, sempre com a esperança de que se não poderem multar ou prender ninguém de momento, ao menos que essa pessoa lhes dê informações valiosas para assim poderem continuar a sua cruzada.
Para os mais novos isto não tem nada de novo. Em tempos passados existiu neste país uma organização, também ela estatal, que funcionava de forma semelhante e que também tinha uma sigla. Era a PIDE. Foi encerrada, vai fazer agora 34 anos, devido a uma reestruturação de serviços.  
Terá esta comparação sentido? Torne-mos esta questão mais interessante. Num duelo de super-heróis quem sairia vencedor? No caso destas duas famílias mafiosas disputarem um mundo imaginário, sei lá… tipo Portugal, qual delas provaria ser a mais forte. Qual delas passaria a controlar as ruas deste bairro?
Para respondermos a esta e outras questões, nada como comparar e avaliar o desempenho de cada uma das famílias nos seus vários campos de acção.
  • Relação com forças politicas. A Pide proibiu o Partido Comunista de todo o tipo actividades em Portugal. A Asae proibiu a Odete Santos de fumar num café em Setúbal. Apesar de também ser uma proibição não deixa de ser muito mais fraquinha. Um ponto para a Pide .
  • Visibilidade. A Pide actuava de forma discreta e dissimulada. A Asae leva a comunicação social toda atrás para onde quer que vá fazendo lembrar uma festa da Caras ou da Nova Gente. Pelo arrojo e descaramento a Asae abre o seu marcador.
  • Estilo e apresentação. A Pide usava fatos pretos e gabardinas. É um pouco tristonho, sem dúvida, mas sempre fica melhor que andar de colete e com um gorro a tapar a cara. 2-1 Pide .
  • Raio de acção. A Pide actuava em Portugal continental, ilhas adjacentes e províncias ultramarinas. Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. A Asae vai no princípio de cada mês à feira do relógio. Ponto para a Pide .   
  • Métodos de extorsão. A Pide espancava, torturava, matava e outras coisas terminadas em ava ”. Disponha de prisões politicas e expulsava portugueses do seu próprio país. A Asae passa multas. Sem comentários.
  • Tipo de actividades. A Pide fiscalizava actividades subversivas, impedindo as pessoas de falar e agir contra a autoridade do Estado. A Asae fiscaliza “a segurança alimentar, o turismo e as práticas comerciais, a segurança de produtos e instalações, a propriedade intelectual e propriedade industrial”. Ou seja, tudo e mais alguma coisa. A Asae recupera.
  • Fonte de inspiração. A Pide inspirou-se em várias polícias já existentes, desde a Scotland Yard à Gestapo. Não há registo no mundo de uma polícia que tenha como principais funções fiscalizar matanças de porcos e garantir que não se fuma em bares e tascas. Um ponto para a Asae pela originalidade.
  • Controlo do jogo, prostituição e tráfico de droga. No tempo da Pide quase que não havia droga, a prostituição era legal e os jogos a dinheiro existentes resumiam-se à malha e à lerpa. A Asae faz grandes apreensões de droga e rapta tudo o que é mulheres que não tenham os papéis em dia. Ainda controla de tal maneira os casinos que decidiu que estes são os únicos sítios fechados em que se pode fumar à vontade. Isto só porque o padrinho da sua família gosta muito de cigarrilhas. Ah ganda Asae .
Bom, parece que foi inconclusivo. Temos um empate com 4 pontos para cada lado. Eu fiz o possível para ter uma resposta mas mais uma vez não cheguei a lado nenhum. Pensei vocês e digam-me o que acham.
publicado por Velho Jarreta às 00:31

comentário:
Velhote,
Mais um bom texto! Com o conhecimento que tenho da PIDE, por experiencia escolar e não de vida. . .deixo aquele cantarolar famoso
"E se a PIDE incomodou muita gente. . .A ASAE incomoda muito mais!"
Tenho dito. Um abraço. "PALMA ÉS O MAIOR"
Velhote. . .que tal um artigo ao Palma? =P
Hugo Nascimento a 28 de Janeiro de 2008 às 10:37

Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
24
25
26

27
28
29
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Nº de pessoas presentes
Nº de leitores
free hit counter
hit counter
blogs SAPO